Correio Popular Notícia






Confúcio participa da tradicional festa do Divino Espírito Santo

Data da notícia: 20/05/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130521-241.jpg[/IMG] (Da Redação) O governador do Estado, Confúcio Moura, acompanhado da secretária dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), Eluane Martins, e do diretor do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), Lúcio Mosquini, participou no último sábado (18), das comemorações de encerramento da 119ª Edição da Festa do Divino Espírito Santo, realizada em Pedras Negras, distrito de São Francisco, no Vale do Guaporé.
Na fronteira Brasil-Bolívia, às margens do Rio Guaporé, caboclos de origens indígenas e quilombolas mantém viva a tradição que se perpetua por mais de um século. Com duração de 50 dias, contados a partir da páscoa, a celebração ao Divino Espírito Santo envolve um verdadeiro exercito de soldados da paz, imbuídos da missão de levar a mensagem de amor e esperança aos mais recônditos cantos da Amazônia. ?É uma festa muito expressiva, emocionante, representa a autenticidade do nosso povo, mostra como ela foi a 119 anos preservando os rituais, as tradições. É realmente algo comovente que eles propagam de forma singular. Este é o segundo ano que venho e sempre gosto muito?, declarou o governador Confúcio Moura.
Atualmente a festa segue o sistema de rodízio, atingindo a cada ano a localidades de Pedras Negras, Limoeiro, Costa Marques, Pimenteiras, Rolim de Moura e Versalhes na Bolívia. A escolha do local é feita durante o encerramento dos festejos, através de sorteio sendo que em um ano acontece no lado brasileiro e no seguinte no lado boliviano.
EVENTO - Aos 78 anos, Dionísio Faustino é o Imperador desta edição do evento. Responsável maior pela celebração e autoridade máxima dentre os personagens que compõe o cortejo, é uma pessoa simples, de fala pausada e forte. Seu olhar cansado transpassa a consciência do dever, também expressa na forma de falar. É ele quem conta um pouco das origens e alerta para que as tradições não fiquem para traz em meio a velocidade da evolução tecnológica.
?Nosso trabalho já tem inicio logo após o sorteio do Imperador, da Imperatriz e da localidade. Temos que pensar nas formas de levantar recursos, ver as pessoas que irão participar e preparar as comitivas, tudo isso com a ajuda da imperatriz que é quem escolhe o encarregado do Batelão, o barco que leva a coroa, o cetro e a bandeira, que são os símbolos do Divino para percorrer o rio, comunidade por comunidade, tanto do lado brasileiro quanto boliviano?, explica Dionísio.
São 13 localidades, sete no Brasil e seis na Bolívia e um total de 36 pontos de parada que a comitiva percorre. ?Tive que andar por todos eles falando da importância da festa, de não deixar a tradição cair?.
Com relação aos símbolos ele frisa ?sabemos que é uma imagem, mas representam o Divino vivo e as pessoas acreditam se trata de fé. Algumas fazem promessas e cumprem direitinho e no outro ano dão testemunho das graças e curas alcançadas?. Referente ao seu trabalho ele afirma que ?a pessoa que é sorteada entendemos que é a pessoa escolhida pelo próprio Espírito Santo e a pessoa tem que acreditar porque a coisa é séria, muito séria mesmo?.
APOIO - A festa tem um custo relativamente baixo, segundo a secretária da Secel, Eluane Martins, através de convênio firmado foram investidos R$ 70 mil reais para a realização do evento. ?Eu achei muito bonita a manifestação de fé daquele povo que mantém essa tradição religiosa há mais de cem anos. Foi muito emocionante participar da chegada do santo e do mastro em Pedras Negras e pretendemos sim continuar apoiando eventos religiosos como esse sempre que for possível?, afirma. ?Pras próximas gerações quero que elas continuem com a tradição. Penso em coisas simples como criar uma escolinha para que os mais novos aprendam os ofícios principalmente as musicas, o violão, o caixeiro, que hoje já estão ameaçados de se perderem com a partida dos mais antigos. São coisas que pra nós hoje são difíceis, mas com apoio do Governo podemos conseguir facilmente?, pede Dionísio.
Também estiveram presentes o líder do governo na Assembleia, deputado Estadual Káká Mendonça; a prefeita de São Francisco do Guaporé, Gislaine Lebrinha; e o prefeito de Costa Marques, Chico Território. Com informações de Romeu Noé ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1392 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.